A partir de julho, Domingo tem Teatro!


Nesta terça-feira (03/05/2016) conquistamos mais uma vitória pelo teatro para a infância e juventude no estado do Paraná!
A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou o edital Domingo Tem Teatro, que vai selecionar e premiar 24 espetáculos de teatro para crianças e adolescentes. Estavam presentes na solenidade de lançamento do edital a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Mônica Rischbieter; o diretor artístico do CCTG, Cleverson Cavaleiro, o diretor artístico do Teatro José Maria Santos, José Basso, o vice-presidente do Provopar Estadual, Tufy Karan Geara, o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani e as representantes da ATINJ-PR, Letícia Guimarães (presidente) e Fátima Ortiz (vice-presidente).

Conforme o site da SEEC:
"O objetivo é garantir que o publico paranaense tenha opções de lazer e entretenimento, e também de valorizar a produção cultural dos grupos teatrais do Estado.
O projeto atende a meta 15 da proposta do Plano Estadual de Cultura, que é de implementar programas de formação de público e fomentar ações que atendam ao Plano Estadual da Criança e Adolescente.

'Desenvolvemos o projeto Circula Paraná que engloba uma série de ações culturais como o PROFICE, que no primeiro edital vai incentivar 174 projetos, que proporcionarão 950 ações em 209 municípios do Paraná. O Circula Paraná também viabilizou a captação de projetos que atenderão 75 cidades, e agora o Domingo Tem Teatro que é totalmente direcionado ao público infantil. Desta forma o Governo do Paraná, por meio da Secretária de Estado da Cultura vai desenvolvendo cada vem mais a cultura do nosso Estado', diz Fiani.

O projeto vai atender uma demanda importante para as crianças paranaenses. As apresentações acontecerão no Teatro José Maria Santos, sempre às 11 horas, e a entrada será um brinquedo novo ou em bom estado com certificação do Inmetro que será doado ao Provopar.

'É com muita alegria que a gente recebe essa parceria com a Secretaria de estado da Cultura, isso significa que já estamos antecipando a coleta de brinquedos e é mais um parceiro de grande valia que sem duvidas vai ser o diferencial para a coleta de brinquedos para o Provopar estadual', afirma a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski. 

'Com o Domingo tem Teatro a gente firma uma posição de incentivador e promotor. E pelo fato de ser um evento que vai arrecadar brinquedos pro Provopar, nós fazemos um trabalho ao mesmo tempo cultural e social', complementa Fiani.

Quem pode participar
Cada proponente poderá participar com apenas 01 espetáculo. Somente poderá inscrever-se pessoa jurídica, legalmente constituída, de natureza cultural e com projetos de teatro voltados para crianças e adolescentes, conforme o edital.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente por SEDEX, mediante a postagem própria do serviço, conforme prazo estipulado. Informações detalhadas com condições de participação, cronograma do edital, documentação para a inscrição, processo de seleção e divulgação do resultado devem ser consultadas no edital."

Edital: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/cic/DOMINGO_TEM_TEATRO/Edital_01_2016.pdf

Comentários