Oficina - Wrokshop

Sensibilização Musical  (Criação Musical e Criação Teatral)
Dia 17/10 de 2011 das 10 ás 17 h
Objetivando oferecer experiências de familiarização das crianças com musicalidade, a Banda Mirim realizará uma oficina prática a partir dos seus modos próprios de composição nos temas abordados em seus espetáculos: Felizardo, O Menino Teresa, Sapecado e Espoleta.

Foco: desenvolver a sensibilização sonora através de uma abordagem rítmica, utilizando noções básicas da estrutura musical: Ritmo, Melodia, Harmonia, Tempo, Pulsação.
“A música é a inteligência do pensamento”.
Jean Piaget
Com: BANDAMirim
carga horária: 02 horas cada oficina
Turma: 20 a 25 pessoas (de acordo com o tamanho da sala)
OBJETIVOS
  • Sensibilização sonora através de uma abordagem rítmica.
  •  Noções básicas da estrutura musical e do jogo cênico.
  • Busca de estados teatrais e percepções sonoras.
  • Trabalho com os conceitos de ritmo, harmonia, melodia.
  • Integração e desenvoltura cênica.
GRUPO
A Banda Mirim é um grupo grande, um coletivo de 16 artistas, de várias áreas – principalmente a musical - e vários colaboradores.
Parte veio das Orquídeas do Brasil, grupo de mulheres que acompanhava o cantor Itamar Assumpção e fazia parte do Circo Branco, com Romero Lima. Parte veio do teatro independente e do circo.
Desde sua criação, em 2004, dedica-se a inventar e produzir atividades cênicas – espetáculos e oficinas - que combinem as linguagens derivadas do teatro, da música e do circo voltadas para a platéia jovem.
A formação do grupo foi resultado da convivência antiga de seus integrantes.
Seu repertório inclui ``Felizardo`` (2004), ``O Menino Teresa``(2007), ``Sapecado``(2008) e “Espoleta” (2010).

``Felizardo`` é um musical  para crianças a partir de 03 anos. Ganhou os Prêmios APCA e Femsa 2005 como Melhor Espetáculo Musical.
Sua concepção partiu das canções de Tata Fernandes, em parceria com Zeca Baleiro e outras de Nô Stopa. A partir das músicas foi criada a dramaturgia e o que era para ser um show transformou-se em espetáculo de teatro.

``O Menino Teresa`` é um monólogo com música ao vivo.  Vencedor dos Prêmios APCA 2007 Melhor Cenário e Prêmio Femsa 2008 Melhor Atriz e Melhor Cenário.
Trata-se de um experimento onde a base é o texto, um grande aprofundamento da palavra em cena, onde as músicas aparecem para comentar, ressaltar ou definir estados emocionais.

``Sapecado`` é um musical caipira para todas as idades que estreou em Abril de 2008. O espetáculo resgata elementos da cultura sertaneja do Brasil, danças, festas populares e lendas do sertão. Foi realizado com o apoio do PAC- Governo do Estado de São Paulo. Ganhou os Prêmios APCA 2008 como Melhor Texto e Melhor Espetáculo; Prêmios Femsa 2008 como Melhor Texto, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Espetáculo Infantil; Prêmios Cooperativa Paulista de Teatro 2008 como Melhor Espetáculo Juvenil e Melhor Trilha Original. Foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil de 2008 pelo Júri do Guia da Folha e pela revista VEJA.

“Espoleta” estreou em junho de 2010, com músicas originais da Banda e com um samba inédito do compositor Zeca Baleiro. O texto conta as confusões do criado Espoleta, que promete ao desafinado patrão uma ópera em seu castelo. Mas, para economizar algumas moedas, contrata uma companhia de circo-teatro para a apresentação. O espetáculo brinca com a mistura entre o popular e o erudito.

Contato da Banda Mirim:
PLATÔ Produções – Dora Leão
Telefax: 55 (11) 2384-9430
Celular: 55 (11) 8365-9760

Para inscrições ligue: 41 3362 9595
email:                           atinjpr@gmail.com

Comentários