A Associação



A ATINJ/PR (Associação de teatro para infância e juventude do Estado do Paraná), associação cultural, sem fins lucrativos, foi criada através da reunião de artistas interessados neste fazer teatral. A Associação tem como finalidade congregar agentes culturais envolvidos com a produção, pesquisa, fomento, memória e difusão do teatro para crianças e jovens no estado do Paraná e reunir todas as pessoas que se interessam ou que desenvolvam trabalhos afins.

Temos o intuito de promover ações para a integração e fortalecimento da cultura, bem como, facilitar o acesso ao teatro e igualmente de valorizar o teatro para crianças e adolescentes produzidos no Paraná.


NOSSOS CAMINHOS


A ATINJ/PR surge, como movimento, em 2010, oriundo da Rede Nacional de Teatro Infantil, representando o segmento de Teatro Infantil Paranaense em nível nacional e mobilizando os artistas locais para fortalecer o pensamento voltado a este setor.


Em abril de 2011, formaliza-se a sua criação, através da reunião de artistas interessados neste fazer teatral, a associação tem como finalidade congregar agentes culturais envolvidos com a produção, pesquisa, fomento, memória e difusão do teatro para crianças e jovens no estado do Paraná e reunir todas as pessoas que se interessam ou que desenvolvam trabalhos afins, além de estabelecer intercâmbio cultural como outras entidades, representar os interesses dos associados, com a missão de contribuir para a interlocução e a articulação de ações entre entidades, grupos e indivíduos interessados nas questões relativas ao universo do teatro para Crianças e Jovens, a fim de promover, fomentar, propagar e desenvolver este segmento para todo o Estado do Paraná.

A associação resgata as características do teatro para crianças realizado em Curitiba, advindas de uma identidade cultural fortalecida através dos anos e impulsionada por um momento histórico que norteou todo o pensamento do teatro dirigido à infância e juventude do país. Assim, também quer fortalecer a identidade cultural paranaense, por meio de diálogo e união com os grupos atuantes por todo o estado do Paraná.



ATIVIDADES


Desde o início de sua criação, em 2010, suas atividades caracterizam-se por encontros regulares quinzenais, abordando questões de fruição de pensamento, questões de representação política e promoção de atividades públicas que difundam a arte teatral dirigida à Infância e à Juventude.

ENCONTRO PRESENCIAL DA REDE NACIONAL DE TEATRO INFANTIL – 6 de Julho de 2010 – Teatro Dulcina de Moraes/RJ. Nesta ocasião, Letícia Guimarães, da Cia. do Abração, participa da Mesa de Discussão, representa o segmento de Teatro da Infância e Juventude do Paraná.

MESA REDONDA CULTURA E INFÂNCIA - 18 de Novembro de 2010 – Teatro do Jockey / RJ. Participam deste evento, como convidados, representando a ATINJ/PR, os associados Fátima Ortiz e Daniel Kleiber, da Cia. Pé no Palco

DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE – 20 de março de 2011 – Teatro José Maria Santos – Curitiba/PR

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE – realizado no CCBB/ RJ – 4 de agosto de 2011 – Participação nas Mesas de discussão dos temas: “A Encenação e Autoria do Teatro para Infância e Juventude” e “A Importância dos Festivais de Teatro na Formação de Público para Infância e Juventude”. Nesta ocasião, participaram das Mesas, como convidadas do evento, representando a ATINJ/PR, as associadas Fátima Ortiz, Presidente da ATINJ/PR e Fabiana Ferreira, da Cia. do Abração.

EM OUTUBRO O PRESENTE É TEATRO de 03 a 23 de outubro de 2011, AUDITÓRIO Salvador de Ferrante - Guairinha – Curitiba/PR – Foram apresentados 18 espetáculos, com 70% de ingressos doados à rede Municipal de Ensino e Entidades Assistenciais, além de serem ofertadas duas oficinas de capacitação artística a profissionais e realizado Seminário Estadual de Teatro para Infância e Juventude. Este evento atingiu aproximadamente 10.000 pessoas, em três semanas.

PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO – Co-Produção – Edições de 2012, 2013, 2014 e 2016, AUDITÓRIO Salvador de Ferrante - Guairinha – Curitiba/PR – Em todas as edições foram apresentados espetáculos nacionais e internacionais com 70% de ingressos doados à rede Municipal e a Rede Estadual de Ensino Público, bem como a Entidades Assistenciais, além de serem ofertadas Mesas Redondas e Palestras a profissionais do Teatro para Infância e Juventude. Este evento atingiu aproximadamente 15.000 pessoas em cada edição.

Comentários