Mostra ATINJ I


Este evento tem a finalidade de promover uma Mostra de Teatro, onde serão apresentados espetáculos dirigidos a crianças de grupos teatrais cuja preocupação seja a pesquisa desta linguagem específica.

O objetivo principal é propiciar o encontro entre produtores, realizadores, público de educadores, pais e crianças, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de promover uma mesa-redonda com palestras e discussões sobre o espaço do teatro para crianças na cena Brasileira, almejando articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral. 

Nosso intuito é fortalecer as ações de democratização dos bens culturais, cumprindo nosso papel de artistas e cidadãos conscientes destas necessidades. Reforçamos nossa disposição e empenho para que esta iniciativa possa ser exemplo e referência a ações futuras.

“Acreditamos na arte como fator de transformação social e, sendo assim, uma parceria estabelecida entre os artistas e o governo, pode aumentar o alcance da arte local e proporcionar a celebração do teatro e da cultura a quem mais necessita”.

A Mostra Atinj de Teatro para Crianças de Todas as Idades aconteceu em 2020.

ESPETÁCULOS DA MOSTRA


Grupo: Cia. Merengue
Espetáculo: Maria das Cores e Seus Amores
Local: Cia. Pé no Palco (Rua Conselheiro Dantas, 20 - Prado Velho)

Sinopse:

Maria é uma mulher que coleciona cores de todos os tipos e tonalidades em uma mala especial. E foi para encher ainda mais sua mala de cores que veio da Argentina para o Brasil. Quando essa mala é perdida, o mundo de Maria fica em preto e branco, fazendo com que a personagem encare uma aventura cheia de fantasias e surpresas para recuperar as cores e seus amores.

Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, a diretora e atriz Olga Romero também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou, junto aos seus companheiros de trabalho, curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngue pela Editora Arte e Letra.

-----------------------------------------------------

Grupo: Cia. Pé no Palco
Espetáculo: A História de Pã
Local: Cia. Pé no Palco (Rua Conselheiro Dantas, 20 - Prado Velho)

Sinopse:

Duas artistas se encontram para contar a história de Pã, um duende que semeia flores para alegrar a natureza. Zé e Zeca: são clowns. Dois criativos e eficientes contrarregras de teatro que inventam histórias enquanto arrumam o cenário da peça. 

Teca e Teleca: são clowns. Duas amigas que se encontram para contar a história de Pã o fauno que vive nos bosques semeando flores.

A autora confirma esse espetáculo como uma das mais significativas contribuições, em sua trajetória, para que chegasse ao ponto de evolução que atingiu como arte-educadora. O contato com o público, ao longo dos anos em que a peça saí e entra, sem grandes intervalos, das malas da artista, nutre de modo definitivo a compreensão a respeito do universo infantil.

-----------------------------------------------------

Grupo: Cia. Circo Teatro sem Lona
Espetáculo: Água
Local: Cia. Pé no Palco (Rua Conselheiro Dantas, 20 - Prado Velho)

Sinopse: 

Com foco em sustentabilidade, responsabilidade ecológica e social, o espetáculo é fundamentado na importância da água para a sobrevivência de todas as espécies no planeta terra. Inspirado na perspectiva histórico crítica, o roteiro foi construído com um viés épico, levando ao espectador de uma forma lúdica uma apresentação com linguagem circense. 

A encenação é conduzida por quatro palhaços que assumem várias funções trazendo as fases do desenvolvimento da humanidade na terra. Ao chegar nos dias atuais, encontram um problemão, o lixo. Questionam um ao outro e a plateia sobre o que é lixo. De quem é a culpa de o planeta ter caído no lixo? Concluem que o caminho é reunir forças, energia para salvar o planeta, a energia está na água, está na terra está no ar, está nas plantas, está no vento que faz a hélice girar.

-----------------------------------------------------

Grupo: Andrômeda Artes - Cia. do Abração
Espetáculo: Kartas de Uma Boneka Viajante
Local: Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri)

Sinopse:

O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegra-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, mas que estava apenas viajando.

Resolve, então, criar cartas imaginárias escritas pela boneca, endereçadas à menina, contando sobre as aventuras em suas viagens, transformando-se, assim, em um carteiro de bonecas viajantes.

O espetáculo foi vencedor do Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2015/16 – nas categorias de Melhor Texto, Melhor Direção Espetáculo Para Crianças, Melhor Espetáculo Para Crianças.

-----------------------------------------------------

Grupo: Cocotte Minute Produções - Cia. do Abração
Espetáculo: Sobrevoar
Local: Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri)

Sinopse:

Sobrevoar aborda Santos Dumont como a criança, não aquela de sua infância datada no final do século XIX, mas aquela a temporal que sonha, persiste e realiza. Uma história de descoberta do "eu" que busca ser livre à revelia das convenções sociais.

Personagens, que compreendem a magnitude do risco de alçar vôos, sem pensarem limites. Vencer os obstáculos impostos pelo espaço. Esta é a inspiração que nos fornece Santos Dumont. As quedas sofridas por Santos Dumond, durante sua trajetória, na busca das conquistas de seus experimentos aeronáuticos, são o fio condutor do roteiro desenvolvido, em criação coletiva com atores e equipe de criação, método que a Cia. desenvolve em todas as suas produções. 

No espetáculo, quatro personagens, com espírito de criança, habitam um espaço imaginário e atemporal, um lugar onde todas as brincadeiras e experimentos co-habitam. Um espaço onde os sonhos se tornam possíveis, que interliga céu e terra, um istmo entre o sonho e sua realização.

-----------------------------------------------------

Grupo: Cia. Regina Vogue 
Espetáculo: Quando a Criança era Criança
Local: Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri)

Sinopse:

O espetáculo é uma biografia da infância do artista, ator, diretor e escritor Mauricio Vogue.

Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. 

Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e adultos. Adultos ainda conservam em si as sensações do seu tempo de criança? Nos parece que sim. Em algum ponto, a essência do ser permanece intacta. Por isso, o espetáculo se comunica não somente com crianças, mas também com pais e adultos que, de maneira direta ou
indireta, atuam no seu desenvolvimento. 

Assim, nasce um trabalho artístico que fala de assuntos de extrema importância na criação das crianças de hoje, com um toque especial de poesia.

-----------------------------------------------------

Grupo: Heloisa de Souza Giovenardi - Cia. do Abração
Espetáculo: Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos
Local: Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri

Sinopse:

Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãepai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista. 

De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

-----------------------------------------------------

Grupo: Fernando Bento da Silva - Cia. do Abração
Espetáculo: Clarice Matou os Peixes
Local: Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri

Sinopse:


No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “clowns”, relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação. A peça Clarice Matou os Peixes levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com o sentimento da perda e com a morte. 

O desafio de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade aliadas ao universo infantil proporciona ao público um espetáculo poético e único. Realizar este trabalho liberta a vontade de querer falar sobre algumas situações difíceis que fazem parte da arte de viver. Falar da
perda de afetos, falar da morte e ao mesmo tempo falar da vida e seus afetos. Mas falar de
tudo isto com muito amor. Amor de quem vive e ama a vida. Falar com poesia, em forma
de gestos, sons, palavras, música e cores.

Prêmios: Troféu Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado do Paraná – 2011 na categoria de: Melhor Espetáculo para Crianças.

Comentários